Intemperismo
Intemperismo
Intemperismo físico: É o responsável pela desagregação das rochas. Essa desagregação inicia com a radiação solar que faz as rochas se expandirem. A noite começam a esfriar e contrair. Então as rochas começam a fragmentar-se e aparecer inúmeras fraturas. Outro agente desse intemperismo é o gelo, que a água pela ação da gravidade consegue entrar no meio da fratura das rochas.
Intemperismo químico: Esse intemperismo é causado pela ação da água, mais especificamente pelo seu ph. Quando a água começa a interagir com a rocha, essa tende a se decompor pelo ph da água. Esse tipo de intemperismo altera os minerais primários das rochas em minerais secundários dos solos. Acabam ocorrendo em climas úmidos ou locais que acumulam água.
Intemperismo biológico: É a ação dos organismos vivos. Esse processo tem muita importância na formação do solo e na criação dos horizontes superficiais orgânicos, nos quais existem um acúmulo de restos animais/vegetais. Essa camada do solo é responsável pela manutenção de muitos ecossistemas que necessitam de porções orgânicas para desenvolver.
Comentários
Postar um comentário